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Ingerir suplementos à base de soro de leite (conhecidos e comercializados mundialmente com a menção ‘Whey’) ajuda na preservação dos músculos durante a perda de peso. Esta é a conclusão de um estudo que alerta, porém, para o facto de tal não se verificar com a proteína de soja. Juntar suplementos à base de soro de leite (internacionalmente referidos como ‘Whey’) numa dieta de baixas calorias ajuda a prevenir a perda de massa muscular. Esta é a conclusão de um estudo conjunto entre as universidades de McMaster, no Canadá, e de Birmingham, no Reino Unido, e publicado há dias no The Journal of Nutrition. A investigação incide em dietas com baixo índice calórico e alerta para o facto da preservação dos músculos no pós-perda de peso não se verificar quando é ingerida proteína de soja. “Os nossos dados demonstram que a suplementação à base de proteína de soro de leite durante a restrição de energia [oriunda de uma dieta pouco calórica] proporciona uma melhor estimulação de MPS (síntese de proteína muscular) e uma melhor manutenção das taxas pós-prandial de MPS”, escreveram os investigadores. Este estudo contou com a participação de 40 pessoas obesas ou com excesso de peso que, durante 14 dias, foram submetidas a uma dieta hipoenergética à qual foi adicionada suplementação de soro de leite e de soja duas vez por dia. Os cientistas acabaram por concluir que a suplementação de proteína de soro de leite atenuou a queda das taxas de pós-prandial de MPS após a perda de peso, algo que se mostra importante na preservação da massa magra durante a perda de peso a longo prazo. Os efeitos não foram verificados nos pacientes que consumiram proteína de soja.

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