CPT - Centro de Produções Técnicas

Após investimentos da ordem de R$ 70 milhões, a BRF inaugura hoje (03/09) a ampliação de sua fábrica em Tatuí, município paulista localizado a 130 quilômetros da capital do Estado. De acordo com o diretor de qualidade e inovação da companhia, Ralf Piper, os recursos foram empregados na construção de uma área anexa à fábrica voltada à produção de frios fatiados. O executivo afirmou ao Valor que o investimento em Tatuí é um exemplo da estratégia delineada pela gestão do empresário Abilio Diniz, presidente do conselho de administração da BRF desde maio de 2013. A intenção é orientar a produção da empresa de acordo com foco no consumidor, e não o inverso, como acontecia antes. "No caso dos fatiados, fazemos o atendimento do pedido do cliente de forma diferente. Produzimos a partir do pedido, e isso é um desafio", disse Piper. Na prática, é uma inversão total do fluxo industrial. A BRF só faz o fatiamento dos produtos como queijo, presunto, mortadela e peito de peru após o pedido feito pelo supermercado, explica. Nos produtos fatiados, a logística é fundamental, já que o prazo de validade dos produtos é menor. No futuro, esse modelo também será replicado em outros produtos que tenham prazo de validade inferior a 30 dias, acrescenta a diretora de marketing da BRF, Marcela Mariano. Em funcionamento há dois meses em fase experimental – atualmente, são produzidas 12 toneladas por dia, diz ele -, a produção de frios fatiados atende a uma demanda dos supermercados, disse Piper. "Para fazer o fatiamento dentro de um supermercado, é preciso atender regras de segurança alimentar, ter um ambiente preparado", afirmou. A diretora de marketing da BRF vai além. "É um movimento meio sem volta para o mercado brasileiro. Hoje, em qualquer supermercado fora do país, você não tem mais fatiadores", disse ela. O executivo também destaca pontos positivos para o consumidor. Segundo ele, os frios já fatiados pela BRF tem embalagem especial, o que permite que os produtos tenham mais frescor e, principalmente, prazo de validade. O produto fatiado da BRF, vendido com a marca Sadia e sob o nome "Soltíssimo", dura 30 dias nas gôndolas devido à tecnologia usada pela empresa, com a extração do oxigênio da embalagem. No caso específico do presunto, há um pasteurização a frio – High Pressure Pasteurisation (HPP). Nos frios fatiados nos supermercados, o prazo de validade na gôndola é menor, de três dias, conforme Piper. Questionado sobre o prazo de retorno do investimento de R$ 70 milhões, Piper não forneceu detalhes, mas afirmou que esse retorno se dará "dentro daquilo que normalmente [a empresa] se compromete" com o conselho de administração. Ele também não divulgou a capacidade máxima para a produção de frios fatiados em Tatuí (SP). Diante da possibilidade de a BRF vender sua divisão de lácteos, conforme já anunciado pelos principais executivos da empresa, Piper assegurou que a produção de queijos fatiados em Tatuí não será descontinuada. "Se houver cisãoContentrte de queijos, vai ter um

Banner CHR Hansen 2020

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here