CPT - Centro de Produções Técnicas

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo firmou nesta quinta-feira, 26, um acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para trazer mais transparência às informações e estatísticas agropecuárias.

“O Brasil tem uma deficiência estatística muito grande, principalmente no agro, pois são diversas safras ao ano, várias culturas e diferentes estágios de desenvolvimento em cada Estado. Por outro lado, temos informações geradas por muitos órgãos e que geram confusão. É um primeiro passo para começarmos a trabalhar integrados em um único depositório de informações agropecuárias padronizadas e disponibilizadas de maneira mais transparente, trazendo maior segurança, confiança e uma base ampliada de dados para quem acessa”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira.

“Queremos criar uma governança de informações, evitando a duplicidade de dados levantados pelos diversos órgãos, maximizar os recursos públicos e a eficiência das informações para o setor”, afirmou Sergio De Zen, diretor executivo de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento, empresa vinculada ao Ministério.

A Secretaria de Agricultura de SP compartilhará levantamentos de preços agrícolas, recebidos pelo produtor, do mercado atacadista e do varejo; valor de Terra Nua; estatísticas da produção paulista, entre outros analisados pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), instituição de pesquisa mais antiga no tema e a única reconhecida pelo Departamento de Agricultura e Abastecimento dos Estados Unidos (USDA).

O Ministério da Agricultura concederá acesso a estatísticas relacionadas à pecuária, agricultura e abastecimento, como garantia de preços; gestão de Estoques Públicos e Armazenagem; estatísticas de mercado; preços dos insumos e informações setoriais de comercialização, Programa de Aquisição de Alimentos, entre outras.

Banner CHR Hansen 2020

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here