CPT - Centro de Produções Técnicas

Após avançar sobre o mercado de capitais nacional, com a inclusão de ações na Bovespa – na modalidade Bovespa Mais, voltado para empresas que pretendem entrar gradualmente no setor -, a Forno de Minas, com sede em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), pretende conquistar os Estados Unidos. Com 800 pontos de vendas espalhados pelo país norte-americano, o objetivo da fabricante de alimentos congelados é alcançar entre 8 mil e 10 mil lojas até final deste ano. Para isso, a empresa mineira firmou parceria com a norte-americana Cole’s Quality Foods, especializada na fabricação de pão de alho congelado e com expertise na distribuição desse produto para redes varejistas estadunidenses. A ideia, conforme explicou a gerente de Comércio Exterior da Forno de Minas, Gabriela Cioba, é sair apenas do segmento étnico de mercado, onde já está há 12 anos, para conquistar lugar nas prateleiras dos supermercados dos Estados Unidos. “O produto foco é o pão de queijo já assado e congelado porque entendemos que o povo norte-americano quer agilidade e praticidade. Desenvolvemos uma embalagem específica. Fizemos degustações em algumas lojas e a aceitação foi excelente. Agora é investir em um trabalho de divulgação”, declarou a gerente. Gabriela Cioba contou que a marca já estava presente há 12 anos nos Estados Unidos, mas apenas no mercado étnico, ou seja, em lojas que vendem exclusivamente produtos direcionados a brasileiros. Segundo ela, isso proporcionava um crescimento lento das vendas. Em 2014, a empresa mineira abriu um escritório em Miami e partir daí conquistou seu primeiro cliente eclético, a rede de cinemas Cinemark. “Foi uma forma diferente e eficiente de divulgar o produto porque, neste caso, o produto já estava pronto e a aceitação por um público que ainda não conhecia o pão de queijo era mais fácil. Deu certo. Estávamos em 30 complexos e este ano ainda devemos chegar a mais 120 salas”, disse a gerente. Agora, com a parceria com a Cole’s, a Forno de Minas, segundo a gerente, deve saltar de 800 pontos de venda nos Estados Unidos para 3 mil lojas já em março e entre 8 mil e 10 mil até o final deste exercício. “Esses pontos de vendas estão bem distribuídos em todo o território norte-americano”, afirmou. Entre as redes que o pão de queijo congelado assado da marca mineira já está presente estão a Shoprite (Nova York), Jewel Osco (Chicago) e o Giant Eagle (Pittsburg). De acordo com os termos da parceria, a Cole’s passa a ser responsável pelas vendas e distribuição da marca mineira, enquanto a Forno de Minas tem a responsabilidade de promover a categoria e desenvolver a marca junto aos consumidores e varejistas. “Isso vai exigir um trabalho extenso de divulgação”, frisou a gerente da empresa. Portfólio – A Forno de Minas tem no pão de queijo congelado seu principal produto, mas o portfólio conta com mais de 20 itens, que atendem tanto o varejo quanto o food service. A empresa também possui um indústria de laticínios própria, que produz o queijo e outros produtos para a fábrica. Com mais de 800 colaboradores e seis filiais (Contagem, São Paulo capital, interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília), a empresa exporta pães de queijo para os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Chile, Uruguai e Emirados Árabes. A Cole’s, por sua vez, foi fundada em 1943, mas foi na década de 70 que a empresa desenvolveu o primeiro pão de alho congelado nos Estados Unidos, criando a categoria no varejo. Com distribuição em todos os grandes varejistas do mercado estadunidense, a companhia é hoje uma das empresas líderes no país.

Banner CHR Hansen 2020

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here