CPT - Centro de Produções Técnicas

A indústria de embalagens é importantíssima, mas vem passando por dificuldades enormes, como o resto do Brasil. Grande empregadora, a indústria de embalagens impacta toda a cadeia de produtos para consumidores – sejam embalagens plásticas, de papelão ou até mesmo de papel.

É uma indústria que trabalha tanto por altas quantidades quanto por encomenda – e, portanto, não possui respostas simplórias. Mas há desafios comuns enfrentados por toda a indústria e formas de contorná-los.

Uma das formas de amenizar esses problemas é apostar em novas tecnologias que aumentam a produtividade e resolvem as questões. Vamos conhecer algumas dessas questões que podem ser resolvidas com um bom sistema de gerenciamento de dados.

Gerenciar corretamente a mistura

O primeiro problema, e talvez o mais comum, da indústria de plástico está no gerenciamento da mistura, a composição dos materiais e as concentrações – é ela que determina a qualidade. Com qualquer desvio durante o processo, a embalagem não terá a qualidade necessária.

Diminuição dos custos de materiais

Dentro da mistura, é necessário diminuir o preço dos custos dos materiais, tanto com um bom departamento de compras e fornecedores quanto com a utilização de materiais reciclados.

Aproveitar melhor a capacidade produtiva das máquinas

Existem casos em que máquinas possuem diferentes velocidades de produção, a depender de materiais diferentes. É necessário que os gestores tenham noção do maquinário que possuem e evitar que eventuais problemas apareçam por conta disso – como, por exemplo, a não conformidade dos padrões.

Controle da geração de aparas

Uma apara é um material gerado que não vai ser utilizado no produto acabado, seja por conta das máquinas, falta de qualidade ou sobras. Um operador de máquina competente precisa ter a noção exata da quantidade perdida, para que possa avaliar a produtividade e eficiência de sua produção. Um bom setor de reaproveitamento de aparas consegue aumentar a rentabilidade das fábricas, mitigando as perdas de material e reutilizando material que seria perdido.

Registrar e documentar

Outra necessidade gigantesca das empresas do setor de embalagens é manter registros de tudo que acontece. Muitas vezes um sistema automático pode salvar horas na fábrica para saber se os produtos estão prontos para serem despachados para o mercado ou não – assim, diminuem a possibilidade de anomalias de produção que são muito danosas.

Está pronto para incorporar o sistema ERP na nuvem no seu negócio? Então, conte com o SAP Business One Cloud, a melhor ferramenta do mercado.

Com fácil implementação e design intuitivo, a plataforma integra todos os setores da sua empresa, garantindo maior produtividade, mobilidade, conectividade e trazendo inovação para a sua organização.

Assim, é possível realizar a administração de todos os processos com uma visão clara e o controle completo de toda a dinâmica do negócio.

Além disso, o Grupo SPS um parceiro com certificação SAP Gold Partner, possui mais de 150 clientes em todo Brasil e tem índice ZERO de Trouble Project.

Banner CHR Hansen 2020

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here