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Chr. Hansen lança 6 novas culturas nas linhas Yo-flex e Nu-trish que oferecem até 20% a mais de textura
“O objetivo foi desenvolver novas culturas para melhorar a textura do produto em até 20% e, ao mesmo tempo, fornecer sabor suave, rápida fermentação e a textura já conhecida de nossas outras culturas”, diz Hans Christian Bejder, Gerente Global de Marketing da Chr. Hansen.

A questão ‘Saúde’ é uma tendência muito importante no mercado alimentício global atual e, falando-se em iogurtes, a saúde está relacionada com um produto com baixo teor de gordura, sem açúcar e com efeitos probióticos. As novas culturas da Chr. Hansen oferecem de modo natural a possibilidade de reduzir as quantidades de gordura e açúcar em iogurtes através de cepas específicas para um produto com pós-acidificação, tornando-o suave. Além disso, algumas destas novas culturas contêm cepas probióticas bem conhecidas e cientificamente documentadas – BB-12 e LA-5.

Com 20% a mais de textura é possível desenvolver produtos com baixo teor ou sem gordura, mantendo a mesma cremosidade e suavidade. Por isso, estas culturas vão exatamente ao encontro das necessidades dos fabricantes e consumidores no mundo, que buscam por produtos com estas características em sua aparência, textura e sabor em iogurtes com baixo teor de gordura, mas com as mesmas características de um iogurte integral.

“Quando iniciamos este processo de desenvolvimento enfrentamos muitos testes e desafios técnicos. Mas estou feliz em dizer que obtivemos sucesso, não apenas devido à nossa forte organização internacional de desenvolvimento, mas também pelo nível de competência em selecionar e caracterizar as bactérias que compõem estas culturas únicas”, disse Esben Laulund, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Produtos, Culturas e Enzimas da Chr. Hansen.

As novas culturas são denominadas de: YF-L901, YF-L902, YF-L705, YF-L706, ABY-10 e ABT-10. A Chr. Hansen testou cuidadosamente estas novas culturas em escala industrial, antes de introduzí-las no mercado.

“Na Chr. Hansen, trabalhamos constantemente para fornecer a nossos clientes novas culturas com os requisitos de alta qualidade, padronização, segurança e flexibilidade para uma moderna fabricação de iogurtes”, atesta Hans Christian Bejder.

“No mercado brasileiro, essas novas culturas se aplicam tanto aos iogurtes batidos quanto aos tradicionais ou líquidos, proporcionando excelente resultado. A alta viscosidade das novas culturas permite, inclusive, redução no uso de hidrocolóides”, acrescenta Lúcio Antunes, Gerente da Divisão Laticínios da Chr. Hansen Brasil.

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