CPT - Centro de Produções Técnicas

A agricultura familiar brasileira tem presença confirmada na próxima edição da Anufood Brazil – Feira Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), irá promover nove cooperativas de agricultores familiares e um agroindústria familiar no evento, que ocorre de 9 a 11 de março, em São Paulo. A ação conta com parceria da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Os produtores vão expor seus produtos no estande “Brasil Mais Cooperativo”, coordenado pelo Mapa. No espaço, os visitantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho dos produtores familiares de diferentes estados e degustar queijos, doce de leite, castanhas, sorvetes, polpas de açaí e cupuaçu, geleias, licores, mel, vinhos, sucos e diversos tipos de cafés.

As ações do estande serão focadas nas negociações dos produtos. O espaço com 200 m² contará com ambiente de atendimento ao cliente, área para preparação dos produtos, depósito e uma cozinha show, onde, em todos os dias do evento, os visitantes poderão acompanhar ao vivo a preparação de diversas receitas com os produtos da agricultura familiar.

Panqueca gratinada no doce de leite com café, caldo de abóbora com especiarias e queijo grelhado ao licor, porco na lata e polenta cremosa são alguns dos pratos que compõem o cardápio 

A feira promete reunir, no centro de eventos São Paulo Expo, importantes tomadores de decisão do agronegócio, distribuidores, atacadistas, representantes de redes de restaurantes e franquias, rede hoteleira, empórios, padarias e confeitarias, cafeterias, fornecedores para serviços de alimentação e grandes redes de supermercados do Brasil e do mundo.

A participação em feiras, como a Anufood, oferece aos empreendimentos da agricultura familiar a oportunidade de manter contatos com potenciais clientes, prospectar futuros negócios e ampliar a visibilidade dos seus produtos, como destaca o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke.

“Esta ação faz parte das estratégias da SAF, que tem entre os seus principais objetivos o de promover o fortalecimento da agricultura familiar. Um dos caminhos é fomentar a comercialização e a promoção dos produtos nos mercados privados. Estarão presentes na feira importantes players do mercado de alimentos e bebidas de diversas partes do mundo, será uma porta aberta para que esses empreendimentos familiares brasileiros possam apresentar os seus produtos e acessar novos mercados”, ressalta o secretário.

A feira é a única na América Latina totalmente dedicada a empresas de vários segmentos do setor de alimentos e bebidas, além de ser considerada pioneira na forma como apresenta o agronegócio e os produtos in natura. O evento contará com 12 pavilhões internacionais e tem expectativa de circulação de 10 mil pessoas.

Oportunidade 

Entre os expositores que irão compor o estande institucional do Mapa está a Cooperativa Agropecuária de Produção e Comercialização Vida Natural (Coopernatural), que vai aproveitar a movimentação da feira para lançar um novo produto, como antecipou o presidente Ricardo Fritsch.

“Sempre é importante poder expor seu produto para o público de lojas e restaurantes, pois estes levam nossos produtos ao consumidor final. Nesta feira iremos lançar o cereal orgânico à base de arroz vermelho e cacau e adentrar em um novo nicho. Estamos agregando mais valor à nossa produção com este novo produto e gerando sustentabilidade no campo”, afirma.

Coopernatural  – João Pedro Fritsch

Fundada em 2004, no município de Picada Café, no Rio Grande do Sul, a Coopernatural conta com 26 cooperados e 75 famílias parceiras, que produzem melado, açúcar mascavo, geleias, mel, feijão, arroz, farinha sarraceno, farinha de arroz, farinha de milho, cervejas, suco uva bordo, branco e rose, sucos de laranja e tangerina e flocos de aveia.

Outro empreendimento participante será a Bio + Açaí Cooperativa de Alimentos da Biodiversidade do Amapá, cuja sede fica em Macapá. Criado em 1999, o grupo reúne seis cooperativas na produção de suco de açaí, polpa de açaí e palmito.

Para Edilson Lima, presidente da Bio + Açaí, participar da feira é uma oportunidade de apresentar tanto os produtos da cooperativa, quanto do Amapá, e todo o trabalho cuidadoso dos agricultores familiares da região. “Estarmos inseridos nessas feiras é muito importante para o nosso estado, pois estaremos divulgando o que nós temos de melhor no Amapá, para que o mundo conheça verdadeiramente de que maneira o povo da floresta vive e o que produz. Até pouco tempo, éramos desconhecidos, por acharem que não produzíamos nada, mas nós somos uma cooperativa que produz alimentos da Amazônia para o mundo e de muita qualidade”, destaca.

Sobre a feira

A Anufood é a versão brasileira da Anuga, maior evento mundial do setor de alimentos e bebidas, que completou 100 anos em outubro passado, durante a 35ª edição em Colônia, na Alemanha. O evento dedica espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais têm a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para fazer negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento reúne dez setores. São eles: Agrifoods, Meat, Chilled & Fresh Foods, Dairy, Drinks, Fine Food, Bread & Bakery, Organic, Sweets & Snacks, Food Service.

Serviço
Anufood Brazil
Data: 9 a 11 de março de 2020
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo/SP
Horário: 10h às 19h
Informações: https://www.anufoodbrazil.com.br/

Informações à imprensa
[email protected]

Banner CHR Hansen 2020

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here