CPT - Centro de Produções Técnicas

Os laticínios consistem em uma variedade de produtos derivados do leite, incluindo leite, iogurte, queijo, cremes e manteiga. Esses produtos são normalmente categorizados em altos em gordura (AG) como queijos, manteiga, creme e leite integral e, baixos em gordura (BG) como o leite desnatado e o iogurte desnatado. A maioria dos guias dietéticos sugerem um consumo de 2-4 porções diárias de laticínios como parte de uma dieta saudável, especialmente devido ao conteúdo de cálcio, ajudando na manutenção da saúde óssea. estudos recentes demonstram que o consumo de laticínios pode ser benéfico à saúde metabólica e portanto podem ser relacionados com uma redução no risco de doenças metabólicas como a obesidade, síndrome metabólica e diabetes tipo2. Vale ressaltar que esses benefícios aplicam-se apenas as pessoas que não apresentam intolerância à lactose ou à proteína do leite. O consumo de laticínios pode ter efeitos benéficos no perfir glicêmico deteriorado pelo aumento da secreção de insulina e diminuindo a glicemia e, no perfil lipídico pelo queda nos níves plasmáticos de colesterol e triglicérides. Além disso, laticínios incorporados em dietas de restrição calórica podem aumentar a perda de gordura, dado ainda inconsistente na literatura. Seu consumo pode melhorar o perfil inflamatório através da queda dos marcadores inflamatórios. Finalmente, eles, especialmente os de BG, tem demonstrado reduzir a pressão sanguínea sistólica em pessoas sobrepesas e obesas. Estudos de coorte prospectivos apontam uma evidência sugestiva mas não consistente protetora que os laticínios diminuam o risco de sobrepeso e obesidade. Como um todo, o seu consumo não foi associado a longo prazo com mudanças no peso corporal o na circunferência da cintura tanto em homens como em mulheres. <b>Referências</b> SILVA, M.S. da. et al. Associations between dairy intake and metabolic risk parameters in a healthy French-Canadian population, Appl. Physiol. Nutr. Metab, v.39, 2014.

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