CPT - Centro de Produções Técnicas

Há-os de diferentes qualidades e tipos. Os mais magros, os gregos, os naturais, os que têm pedaços, os de sabores mais tradicionais ou nem por isso. Opções não faltam, embora aqui o as quantidades de gordura e açúcar devam também ser um critério de escolha. Falamos do iogurte cujo consumo diário, garante um estudo espanhol divulgado pelo Programa 1 Iogurte por Dia, reduz em 20% o risco de excesso de peso ou obesidade. Benefícios que, explica ao Destak a nutricionista Helena Real, da Associação Portuguesa de Nutricionistas, um dos fundadores do programa, têm a ver com o conteúdo de cálcio, que poderá conduzir à redução da produção de gordura pelo organismo, bem como contribuir para a perda de gordura depositada. Mas há mais. «Para além de ser um alimento acessível e fácil de consumir e digerir, também apresenta outros benefícios fisiológicos (fortalecimento do sistema imunitário e da saúde óssea) e ao nível da prevenção e terapêutica de doenças (gastrointestinais, alergias e intolerância ao leite)», confirma. <b>Ajudar nas escolhas</b> Realizado por uma equipa da Universidade de Navarra, Espanha, ao longo de sete anos, com recurso a uma amostra de 8.516 indivíduos de peso considerado normal, o estudo verificou que aqueles que tinham um consumo semanal de iogurte superior a sete porções (de 125 g cada) ganharam menos peso, em média, do que os que consumiram até duas porções por semana. O maior consumo de iogurte (mais de uma unidade por dia) foi assim associado a uma redução de 20% no risco de excesso de peso ou obesidade, redução que pode até chegar aos 32% quando ao consumo de iogurte se associar mais consumo de fruta. Embora, concorda Helena Real, o iogurte faça parte da alimentação os portugueses, é preciso apelar sobretudo à consulta dos rótulos para se efetuarem escolhas mais assertivas e auxiliar os portugueses na conjugação do iogurte com outros alimentos. De resto, a verdadeira mensagem aqui é o iogurte tem vantagens sobretudo quando inserido num padrão alimentar saudável.

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