CPT - Centro de Produções Técnicas

A Chr. Hansen de olho no paladar de milhões de Indianos

O mundo pode estar ficando cada vez menor, mas alimentos étnicos estão se tornando muito populares. Devido a esta realidade, a fornecedora global de ingredientes alimentícios Chr. Hansen, visa agora o mercado para o Dahi – iogurte étnico tradicional na Índia. A empresa está lançando a DAC-03, uma nova cultura láctea para a fabricação do Dahi.

“A Índia é o maior produtor de leite e produtos lácteos do mundo e a maioria da população de quase 1.100.000.000 é vegetariana. Atualmente, a maioria dos Indianos fabricam iogurtes e outros leites fermentados de forma caseira, mas com o contínuo crescimento da economia no país, uma classe média populacional está surgindo e a demanda por pratos prontos está aumentando”, explica Mark Johnston, Gerente Regional da Indústria Dairy, da Chr. Hansen.

Hoje, os laticínios fabricam apenas de 1-2% do iogurte Dahi consumido na Índia, mas a demanda deste iogurte industrializado está crescendo na ordem de 20% ao ano. Cada vez mais, consumidores Indianos estão seguindo as tendências globais, preferindo produtos mais seguros e saudáveis.

Alimentos com raízes culturais

O Dahi é um iogurte concentrado tipo tradicional, feito de leite de búfala ou vaca e é apreciado de diferentes maneiras na Índia. Na região Nordeste do país, o Dahi é geralmente consumido no café da manhã, juntamente com pão do tipo Indiano (paranthas), enquanto que na região Sudeste é normalmente apreciado com o almoço e jantar, com o arroz ou como acompanhamento. Quando produzido em estado líquido (tipo iogurte batido) e adicionado de açúcar, passa a ser chamado de Lassi; e quando recebe sal e condimentos recebe o nome de Chass.

“Os alimentos tradicionais têm suas raízes culturais na Índia e isto é parte importante de nossa estratégia de crescimento, com a introdução de uma cultura que confere ao Dahi o autêntico sabor Indiano. Agora estamos trabalhando desta forma e a primeira reação do mercado foi muito positiva. Vemos um grande potencial nisto”, diz Tansukh Jain, Gerente Geral da Chr. Hansen na Índia.

A nova cultura láctea para o iogurte Dahi, DAC-03, foi desenvolvida em estreita cooperação de especialistas em produtos lácteos da Chr. Hansen Dinamarca e Chr. Hansen Índia, e é a mais nova adição à linha de culturas lácteas liofilizadas da companhia. As culturas lácteas liofilizadas são especialmente usadas em países como a Índia, onde as distâncias são grandes e a infra-estrutura muitas vezes não é apropriada para a distribuição de culturas congeladas.

Banner CHR Hansen 2020

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here