CPT - Centro de Produções Técnicas

A Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil) foi a responsável pela presença do Brasil no maior evento de alimentos e bebidas do mundo, o Sial 2014, que aconteceu em Paris, França, entre 19 e 23 de outubro. A expectativa inicial de geração de US$ 1 bilhão de negócios realizados foi superada pelas 85 empresas brasileiras presentes ao evento, que atingiram a expressiva marca de US$ 1,184 bilhão em negócios para os próximos 12 meses. Diversos setores da economia nacional estavam presentes, tais como cafés, carnes bovina, de frango e suína, alimentos gerais (doces, chocolates, castanhas, produtos gourmet, massas), lácteos e bebidas nos quatro pavilhões em que o Brasil esteve presente no Salon International de l’Agroalimentaire. As empresas brasileiras participaram de 8740 reuniões de negócios nos cinco dias de salão. A União Europeia é um mercado prioritário para a Apex-Brasil. As exportações brasileiras de agronegócios foram de aproximadamente US$ 99,96 bilhões em 2013, dos quais 22% tiveram como destino a União Europeia. O setor agrícola desempenha um papel importante para a economia brasileira, respondendo por 23% do PIB e 41% das exportações totais do país. Além da exposição de produtos e das reuniões de negócios, destaques da presença da Agência em Paris foram dois restaurantes – um para degustações de carne bovina e outro para carne de frango –, que tiveram enorme movimentação e adesão dos visitantes. No pavilhão de carne bovina, um túnel sensorial com informações do setor de carnes (desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne – Abiec) foi outro destaque tecnológico. No pavilhão multisetorial, um espaço batizado de Brasil Beyond Lounge recebeu eventos diários de laranja, carne bovina, açaí e café para ampliar o conhecimento dos visitantes sobre estes quatro setores. Neste espaço também ocorreu um importante evento com a rede francesa Casino. Parceria da Apex-Brasil com os francesas permitirá que 40 empresas brasileiras coloquem seus produtos na prateleiras de 156 lojas do Casino espalhadas pela França por 1 ano. Neste momento, a Agência e o Casino organizam eventos para selecionar estas 40 empresas. No Sial, foi feita uma palestra aos empresários e depois 43 empresas nacionais se reuniram com sete representantes da rede francesa para avançar nas negociações e avaliações de produtos. “Apresentamos o conceito Brasil Beyond Flavors, levando a Paris um Brasil além dos estereótipos. Produtos inovadores, pavilhões com atrações tecnológicas, workshops e boas parcerias fizeram da participação do Brasil algo diferenciado no Sial 2014. E os resultados em negócios demonstram o acerto do trabalho da Agência e das diversas entidades setoriais parceiras. Em 2016, vamos avançar ainda mais”, comemora o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, ao fazer referencia à próxima edição do salão. A seguir, detalhamento dos setores brasileiros representados no SIAL 2014: CARNE BOVINA CARNE SUÍNA CARNE DE AVES LEITE E LATICÍNIOS SUCOS DE FRUTAS E POLPAS DE FRUTAS CAFÉS CEREAIS EM GRÃO E ESMAGADOS E AÇÚCAR CHOCOLATES, BALAS E CONFEITOS CACAU E PROD. DE CONFEITARIA (com e sem cacau) PREPARAÇÕES ALIMENTÍCIAS MASSAS ÁGUA MINERAL BEBIDAS DESTILADAS, CACHAÇA

Banner CHR Hansen 2020

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here