Tetra Pak utiliza novas ferramentas digitais que permitem que suas máquinas conectadas à nuvem prevejam com exatidão quando o equipamento precisa de manutenção. (PRNewsfoto/Microsoft Latinoamérica)
CPT - Centro de Produções Técnicas

Este fato irrefutável da natureza que vem desde as fazendas de laticínios onde cada vaca produz, em média, 30 litros de leite por dia, até as empresas de processamento de alimentos – é que canaliza esse “ouro branco” nas embalagens de papelão.

No entanto, quando uma da partes falha nesse processo, pode parar toda a produção por dias, deixando a fábrica sem condições de estocar todos os milhares de galões que em breve podem estragar. E não há pausa para as vacas na fazenda ou para o leite que deve ser ordenhado.

Para evitar esses contratempos no setor de alimentos, a Tetra Pak, empresa pioneira em embalagens, utiliza novas ferramentas digitais que permitem que suas máquinas conectadas à nuvem prevejam com exatidão quando o equipamento precisa de manutenção, o que evita prejuízos. Quando é necessário fazer reparações, os engenheiros de serviço da Tetra Pak utilizam HoloLens para diagnosticar e solucionar problemas nas máquinas de maneira mais rápida, inclusive em locais mais remotos.

A empresa sueca, que no ano passado vendeu 188 bilhões de embalagens e produziu 12,2 bilhões de dólares em vendas líquidas, começou a transformar os serviços que oferece aos fabricantes de alimentos e bebidas em mais de 175 países.

“Assumiremos muitos riscos em nome de nossos clientes. Para isso, precisamos de tecnologias modernas para controlá-los e minimizá-los”, afirmou Johan Nilsson, vice-presidente da Tetra Pak Services.

“Agora, a Tetra Pak pode prever os problemas das máquinas ou avarias isoladas e reduzir o tempo de inatividade da fábrica e os altos custos que isso gera”, comentou Nilsson.

Ao conectar as linhas de embalagem ao Microsoft Azure Cloud, a Tetra Pak pode coletar dados operacionais para ajudar a prever o tempo de manutenção aproximado.

A empresa colocou sensores em alguns equipamentos de preenchimento de embalagens de papelão, o que permite que especialistas do mundo todo analisem, em tempo real, os padrões de dados dessas fábricas, comparando-os com dados de mais de 5 mil linhas de embalagem.

Durante um período recente de seis meses, do qual participaram 11 linhas de embalagem, a empresa previu futuras falhas em cinco linhas; assim, estimulou a manutenção preventiva e permitiu que esses clientes economizassem mais de 30 mil dólares, de acordo com os líderes da Tetra Pak.

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