CPT - Centro de Produções Técnicas

Confira no boletim Indicadores: Leite e Derivados de outubro/2016 que o IBGE divulgou os últimos resultados da pesquisa pecuária municipal com informações de produção de leite, número de vacas e produção por vaca referentes a 2015.

O número de vacas ordenhadas apresentou queda de 5,5% em relação a 2014, variação equivalente a 1,2 milhão de vacas.

Os principais recuos ocorreram no Sudeste e Nordeste. A produção de leite ficou praticamente estável, indicando um aumento da produção média por vaca.

Já os dados do CEPEA mostraram que o índice de captação de leite aumentou 6,2% de julho para agosto, mas ainda permanece abaixo do valor do mesmo mês do ano passado.

Os preços do leite pagos aos produtores registraram ligeiro recuo no mês de setembro em relação a agosto, mas ainda continuam bem acima das cotações observadas neste mesmo período do ano passado. Os preços do UHT ao consumidor também apresentaram queda em setembro, de 7,9% ante agosto.

A relação de troca entre leite e ração apresentou nova melhora em setembro para o produtor de leite, sendo necessários 4% menos leite para adquirir ração do que no mês de agosto.

O déficit da balança comercial de leite e derivados atingiu 333 milhões de dólares no ano de 2016 até o mês de setembro. Nesse período, as exportações atingiram 145 milhões de dólares e as importações 478 milhões de dólares.

Banner CHR Hansen 2020

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here