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Já nem é novidade que as dietas sem glúten e sem lactose estejam na moda atualmente, não é mesmo? E de acordo com o relatório da New Nutrition Businnes sobre as 10 Principais Tendências em Alimentos, Nutrição e Saúde para esse ano, – o mercado sem glúten teve grande atenção nos últimos anos e segue em crescimento, ainda que os holofotes estejam mudando para produtos sem lactose ou sem lácteos. Só pra você ter uma ideia, acredita-se que 75% da população mundial tenha intolerância à lactose, 1% da população seja celíaco e 6% da população tenha alergia ou intolerância ao consumo de glúten. Mas, tem um detalhe: o consumo desses alimentos não está limitado à pessoas que possuem restrições alimentares. Muitos investem nesse tipo de dieta não por motivos de saúde, mas para emagrecer ou porque consideram mais saudáveis. <b>Dietas sem glutén</b> Na contramão dessa ideia, um recente estudo científico, publicado em maio na revista Clinical Nutrition, mostrou que dietas sem glúten são mais pobres em fibras, vitamina B12 e ácido fólico, vitamina D, ferro, zinco, magnésio e cálcio. Segundo a nutricionista Carolina Godoy da consultoria Equilibrium “a deficiência prolongada desses nutrientes pode resultar em alterações no funcionamento do intestino, anemia e osteoporose”. Fica aí o alerta para quem segue esse tipo de alimentação apenas pela moda, sem a real necessidade! Para os celíacos, seguir uma dieta sem glúten não é uma opção e sim o tratamento da doença. Como diversos alimentos ficam restritos, a falta de nutrientes pode vir à tona. “Celíacos ou pessoas que optaram seguir uma dieta sem glúten devem ficar atentas e consumir outros alimentos ricos nesses nutrientes”, diz Carolina. <b>Dietas sem lactose</b> Para os intolerantes à lactose existe a preocupação em atingir a recomendação diária de cálcio, já que muitos produtos lácteos (principal fonte desse nutriente) são cortados do cardápio. O desafio é encontrar outros alimentos fontes de cálcio. Uma das opções para suprir essas carências de nutrientes são bebidas funcionais, que geralmente são à base de frutas, naturalmente sem glúten, sem lactose e também não contém proteínas ou traços de leite e com nutrientes como ômega 3 (DHA), fibras, vitamina D, C e ácido fólico. 😉

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