CPT - Centro de Produções Técnicas

O hambúrguer que não foi feito de carne animal e o sashimi de atum que não é um peixe de verdade deram o que falar quando foram lançados. Agora, chegou a hora do sorvete que não é feito com leite de vaca.

Há cinco anos, a startup americana Perfect Day vem desenvolvendo um leite idêntico ao animal, só que sem origem animal de fato. Nesta semana, a empresa lançou um sorvete sem laticínios, criado em laboratório.

Usando engenharia genética, os bioengenheiros Ryan Pandya e Perumal Gandhi criaram um sorvete com leite feito de proteína geneticamente modificada e fermentação. Quem já experimentou garante que tem o mesmo gosto de sorvete tradicional.

O maior desafio para a criação do sorvete, que é vegano, já que não tem origem animal, é manter o sabor. Existe no mercado uma série de produtos feitos com leites vegetais ou compostos químicos, mas que não têm o mesmo gosto do leite animal.

“Nós dois temos um histórico semelhante de trabalho na medicina, onde a terapêutica e os remédios são feitos basicamente com fermentação”, afirmou Pandya em entrevista à Fast Company. “E então começamos a pensar: e se aplicássemos a mesma tecnologia que existe há meio século para criar uma proteína de maior qualidade?”

Banner CHR Hansen 2020

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here