Segundo informa, Geraldo Borges, presidente da Associação Brasileira de Produtores de Leite (ABRALEITE), algumas decisões isoladas de gestores públicos podem interferir na fluidez do abastecimento da matéria prima e impedir que esta chegue até a indústria. “Pudemos presenciar nos últimos dois dias, prefeitos de diversas cidades do país publicando decretos que obrigam o fechamento de fábricas, comércio e restringem o transporte, o que nos preocupou muito, pois inviabilizam o funcionamento de nossa cadeia produtiva do leite.“, esclarece Geraldo.
Na coletiva de imprensa que aconteceu na tarde de ontem (20), o próprio presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, chegaram a criticar ações individuais adotadas pelos estados, como o fechamento de estradas e aeroportos implementado pelo Governo do RJ.
“Há algum tempo já venho falando que não devemos entrar em pânico. Queremos evitar uma histeria porque o problema econômico agrava a questão do coronavírus“, enfatiza Bolsonaro.
O ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, informou que já existe um comitê gestor de crise e pretende uniformizar procedimentos de enfrentamento ao coronavírus em todos os estados, mas não disse como isso será feito.