CPT - Centro de Produções Técnicas

A Tetra Pak®, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, divulgou nesta quarta-feira (1/10) a sétima edição do Dairy Index. O estudo destaca as oportunidades e desafios impostos pela crescente demanda global por lácteos, especialmente na próxima década, quando o consumo deve ultrapassar a oferta disponível, pela primeira vez na história. O levantamento aponta que, tanto em mercados lácteos emergentes quanto nos desenvolvidos, os produtores precisam entender o equilíbrio para garantir o sucesso sustentável dos negócios. O relatório Tetra Pak Dairy Index revela que a expectativa é de que a demanda global por leite cresça 36% na próxima década. O aumento se deve principalmente em razão do incremento da população, de maior poder aquisitivo e da urbanização na África, na Ásia e na América Latina. No entanto, a oferta e a demanda de leite estão desequilibradas em todo o mundo. A crescente demanda por lácteos em mercados emergentes dificilmente será suprida pelo leite cru produzido localmente, enquanto nos mercados desenvolvidos o excedente de leite produzido enfrenta os desafios de competir no mercado externo, além da queda no consumo interno. De acordo com Dennis Jönsson, Presidente e CEO do Grupo Tetra Pak, a expectativa é de que a demanda global ofereça uma grande oportunidade para as empresas de lácteos em mercados desenvolvidos, para exportação de produtos lácteos longa vida e em pó para economias em crescimento. “No entanto para garantir o sucesso em longo prazo, estes produtores precisam balancear os ganhos rápidos da exportação e a necessidade de continuar crescendo nos mercados domésticos”, afirma Dennis. Por outro lado, o executivo afirma que as indústrias dos mercados importadores precisam superar os desafios para garantir uma oferta sustentável de leite de alta qualidade, enquanto atendem à demanda crescente. “Mercados como a China e a Arábia Saudita estão fazendo isso de várias maneiras: aumentando os investimentos na pecuária leiteira nacional, fazendo parcerias com empresas estrangeiras bem estabelecidas, e diversificando a oferta com produtos de valor agregado. Fundamentalmente, estas são medidas que ajudarão a alcançar o equilíbrio vital para o futuro de um setor leiteiro sustentável”, conclui o CEO.

Banner CHR Hansen 2020

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here