“Em 2003/04 nós utilizamos menos água por tonelada de produto final,” informa Henriette Oellgaard, Coordenadora Ambiental da Chr. Hansen. “Entretanto, o desempenho energético não melhorou. Apesar de termos conduzido uma série de projetos dedicados a reduzir o consumo de energia, não conseguimos quebrar essa barreira no consumo total da empresa – ainda!”

A fornecedora mundial de ingredientes alimentícios Chr. Hansen publicou recentemente seu relatório ambiental sobre o ano fiscal 2003/2004. Esse ano, por primeira vez, o relatório é global e compreende 32 instalações em todo o mundo – da Argentina à India, de Chicago a Adelaide.

Menos poluentes
No Brasil, a filial da Chr. Hansen situada em Valinhos, no interior do Estado de São Paulo, passou a utilizar, desde janeiro passado, gás natural para aquecimento das caldeiras de sua área fabril, substituindo outros combustíveis mais poluentes. “Além de poluir bem menos o ar, o gás natural é mais eficiente no processo de aquecimento,” garante o engenheiro Flávio Guarinelo Jr., Supervisor de Engenharia e Manutenção.

Menos acidentes de trabalho
Outra boa notícia do Relatório Ambiental é que a Chr. Hansen tem se tornado uma empresa cada vez mais segura para se trabalhar. Em geral, a empresa sempre teve bons índices nessa área, mas no último ano eles melhoraram ainda mais.

Em 2003/2004 ocorreram menos acidentes que no ano fiscal anterior e a frequência relativa de acidentes (número de acidentes por 1.000.000 de horas trabalhadas) foi reduzida pelo terceiro ano consecutivo, apesar do número de horas trabalhadas ter aumentado em 10% no último ano. Felizmente, a maioria dos ferimentos não são graves, e não envolvem afastamento – o que ocorre normalmente são pequenos arranhões, cortes e contusões.

A filial brasileira também contribuiu para essa melhoria. Em 11 de outubro de 2004, a empresa comemorou o alcance do número recorde de 1000 dias sem acidentes de trabalho com afastamento. “Nosso recorde anterior havia sido de 744 dias antes do último acidente ocorrido em janeiro do ano passado e, atualmente, já estamos por volta de 1100 dias sem acidentes com afastamento”, orgulha-se Rosana Oliveira, Gerente de Recursos Humanos.

O Relatório Ambiental Global está disponível em formato pdf no www.chr-hansen.com, onde você também poderá ler mais sobre o compromisso da Chr. Hansen com o meio ambiente.

Para maiores informações sobre a Chr. Hansen e a indústria de ingredientes alimentícios, por favor entre em contato com: Daniela Reimann, Gerente Geral da Chr. Hansen no Brasil, fone 19 3881 8334, e-mail: [email protected]

Para informações sobre gestão ambiental global e a estratégia da Chr. Hansen a esse repeito, favor contactar:
Henriette Oellgaard, Coordeinadora ambiental, tel. +1 201-818-2109, ou celular +1 201-563-25 32 – [email protected]

Publicada em 12/01/2005

Banner CHR Hansen 2020

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here