Isto não quer dizer que outras iniciativas deixaram de existir neste período. Graças à credibilidade conquistada pela diretoria passada, o CBQL passou a integrar a Câmara Setorial do Leite e Derivados a convite do Ministro Roberto Rodrigues, e temos nos esforçado em incluir os temas relativos à qualidade nesse importante fórum.
Para nossa grande satisfação, o presidente da Câmara, Sr. Rodrigo Alvim, aceitou o convite para realizar a próxima reunião em Passo Fundo, durante o I Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, numa clara demonstração de prestígio ao CBQL. E, por falar no Congresso, após o excelente encontro que tivemos em Juiz de Fora em 2003, decidiu-se dar continuidade ao trabalho de um seminário de alto nível agregando-se a possibilidade da comunidade científica apresentar sua produção.
Iniciou-se com uma proposta modesta, que foi tomando uma dimensão muito maior que se podia imaginar, com um programa de excelente qualidade e com o apoio de todo o setor leiteiro no país. Para a construção deste evento, foi absolutamente fundamental a parceria firmada com o Milkpoint, cujo profissionalismo e capacidade de mobilização permitiram que o evento já nascesse grande. A atual diretoria está apostando no Congresso como sendo um momento crucial na história do CBQL, um verdadeiro divisor de águas. Além de se criar o devido fórum para o debate e a apresentação de trabalhos científicos na área de qualidade do leite, o Congresso pode marcar o compromisso tão esperado da cadeia produtiva do leite com a sua própria profissionalização: as principais lideranças do setor estarão debatendo o que fazer há menos de um ano da implantação da Instrução Normativa 51/2002, do MAPA, e a Câmara Setorial do Leite vai finalizar sua proposta de políticas de longo prazo para a cadeia do leite no país iniciada no UNILAC. Sem nenhuma pretensão, pode-se afirmar que a oportunidade é rara, e cabe a todos nós aproveita-la da melhor maneira.
Outra iniciativa que poderá ter um grande impacto para o setor e para o futuro do CBQL é o encaminhamento à Agência Canadense de Desenvolvimento (CIDA) de um projeto elaborado pela Universidade McGill, do Canadá, conjuntamente com o CBQL, cujo objetivo principal é a formação de recursos humanos em produção e qualidade do leite em todo o país. Caso aprovados os recursos solicitados, o CBQL e uma série de entidades parceiras estarão investindo num programa que terá impacto duradouro na melhoria da qualidade do leite e das condições de vida dos produtores de leite no Brasil.
Uma área que tem deixado a desejar é a atuação dos comitês do CBQL. Pouco avançamos neste ano, e procurar maneiras de mobilizar nossos membros para participarem propondo ações e cobrando da Diretoria e das coordenações o apoio necessário é urgente. Este, sem dúvida será um dos pontos de pauta da Assembléia Geral a ser realizada durante o Congresso. Precisamos dar a nossa contribuição ao país neste momento crucial que precede a implantação dos regulamentos técnicos publicados na Instrução Normativa 51. Esperamos todos nossos membros de braços abertos em Passo Fundo por ocasião do Congresso. Momentos como esse tem o potencial de disseminar sonhos, revigorar ideais e promover mudanças. Você não pode faltar!
Passo Fundo, 28 de julho de 2004.
João Walter Dürr
Presidente do CBQL
Publicada em 09/11/2004