CPT - Centro de Produções Técnicas

O

município de Araguari (MG) obteve reconhecimento de equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de produtos de origem animal junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa). O reconhecimento está na Portaria nº 96, publicada nesta sexta-feira (8), no Diário Oficial da União (DOU).

Com o reconhecimento, os estabelecimentos de Araguari registrados no SIM serão incluídos no cadastro-geral do Sisbi-POA e, com isso, poderão comercializar seus produtos de origem animal em todo território nacional. Antes, a venda podia ser realizada apenas no próprio município.

“O processo para reconhecimento do SIM de Araguari foi um trabalho conjunto, realizado pelo Serviço de Inspeção Estadual do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que realizou as avaliações in-loco, e o Departamento de Suporte e Normas (DSN), que fez a avaliação dos documentos e análises técnicas para decidir sobre o atendimento às condições para o reconhecimento da equivalência”, destacou o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal.

Atualmente, já estão incluídos no cadastro-geral do Sisbi-POA, 16 estados e o Distrito Federal (BA, CE, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PR, PE, PI, RN, RS, RO, SC e TO); quatro consórcios (Cidema/SC, Cisama/SC, Consad/SC e Codevale/MS) e 25 municípios (Alegrete, Cascavel, Caxias do Sul, Chapecó, Engenho Velho, Erechim, Fernandópolis, Florianópolis, Glorinha, Ibiúna, Itapetininga, Itu, Joanópolis, Marau, Miraguaí, Mossoró, Rio Claro, Rosário do Sul, Salvador do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Antônio da Platina, São Pedro do Butiá e Uberlândia).

Para obter a equivalência dos seus serviços de inspeção junto ao Mapa, é preciso comprovar que as medidas de inspeção higiênico-sanitária e tecnológica praticadas permitem avaliar a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

O cadastro-geral do Sisbi-POA agora é feito no e-SISBI – sistema eletrônico de gestão dos serviços de inspeção de produtos de origem animal e vegetal e de insumos agropecuários vinculados aos estados, ao Distrito Federal, aos municípios e aos consórcios públicos O e-SISBI proporciona maior transparência às informações de interesse público das inspeções de produtos e insumos agropecuários estaduais e municipais.

Banner CHR Hansen 2020

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here