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Você sabia que alimentação rica em fibras ajudarão a controlar a vontade de comer? As fibras necessitam de um tempo maior de mastigação e satisfazem por mais tempo, explica a médica nutróloga da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) Maria Del Rosário Zariategui de Alonso. — Como os grãos, farelos de cereais integrais e maçã com casca. Nozes, amêndoas e linhaça são alternativas que também favorecem a liberação do hormônio colecistoquinina CCK, que ativa os complexos mecanismos de saciedade. Maria explica também que é primordial ter atenção às escolhas para os lanches entre as refeições e dá algumas sugestões. — Nozes, castanhas e damascos secos em pequenas porções são ótimas escolhas. E para aqueles que preferem um doce, podem fazer um milk shake com leite desnatado e frutas vermelhas ou um iogurte natural desnatado com aveia e blueberry. Segundo a especialista, outros fatores podem influenciar o organismo e a vontade de comer, como por exemplo, o humor e o estresse da rotina. Para ajudar no controle da ansiedade, alguns alimentos não podem ficar de fora da dieta. — Castanhas, sementes, ovos e laticínios, são alguns exemplos ricos em proteínas e que apresentam na sua composição um aminoácido essencial, o triptofano, utilizado na síntese de um neurotransmissor, a serotonina, considerada um dos mais poderosos reguladores do humor e do apetite , e que proporciona também a saciedade alimentar. O chocolate amargo com 70% de cacau também é fonte de triptofano.

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