CPT - Centro de Produções Técnicas

Zootecnista, profissional fundamental para o ganho de produtividade com o mínimo de impacto para o meio ambiente

A pressão para suprir a demanda mundial de alimentos, com o mínimo de impacto para o meio ambiente desafia os sistemas de produção a ganharem produtividade e eficiência no uso dos recursos.

O agronegócio responde hoje por mais de 20% do Produto Interno Bruto brasileiro. Nesse contexto, o profissional de Zootecnia tem papel fundamental para, com o uso de tecnologia, otimizar a produção animal, o uso de recursos e o gerenciamento da fazenda.

A Zootecnia de Precisão é uma das áreas de atuação do Zootecnista.

No dia 13 de maio é comemorado o Dia do Zootecnista. A data marca a inauguração do primeiro curso de Zootecnia na cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, em 1966.

Ao longo dos quase 50 anos a profissão se expandiu e hoje o Sistema CFMV/CRMVs conta com oito mil zootecnistas atuantes entre os 13.500 inscritos.

O Brasil possui 112 cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) onde estudam 6.700 futuros Zootecnistas. Em Rondônia são 149 os zootecnistas ativos inscritos no Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV-RO e o curso é oferecido em quatro faculdades: Faculdade de Educação de Porto Velho – Uniron (PVh), Faculdades Integradas Aparício Carvalho – Fimca (PVh), Faculdade da Amazônia – FAMA Amazônia (Vilhena) e Fundação Universidade Federal de Rondônia – Unir (PresidenteMedici), além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Ifro (Cacoal).

A profissão abrange um conjunto de atividades e habilidades para desenvolver, promover e controlar a produção e a produtividade dos animais úteis ao homem, assim como as tecnologias dos produtos de origem animal.

“A Zootecnia é uma ciência aplicada que trabalha para que haja melhora do animal em todos os aspectos, principalmente do posto de vista genético, de nutrição, de meio ambiente.

Entre as áreas de atuação do Zootecnista estão a nutrição e manejo alimentar dos animais de produção, pets e silvestres; melhoramento genético animal; agronegócio e cadeia produtiva; gestão das propriedades rurais; manejo e conservação de pastagens; ensino e pesquisa em produção animal.

Além de atuar em fazendas os Zootecnistas também atuam em laboratórios, instituições de Ensino e Pesquisa, em Zoológico, indústrias de ração, exposições e feiras agropecuárias, entre outros.

Banner CHR Hansen 2020

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here